terça-feira, 22 de abril de 2014

Viagem de avião com bebês

Olá!

Hoje vim relatar minha experiência de viajar de avião com a minha bebê, que na época da viagem, tinha 1 ano e 7 meses. Antes da viagem fiquei nervosa, ansiosa, por não saber como seria permanecer com ela durante 8 horas em um avião. Mas li sobre o assunto, estudei dicas de como distraí-la para me preparar um pouco mais, mas percebi que só saberia como a minha se comportaria, se viajasse. Era uma viagem de 6 dias para Gramado. Tivemos que comprar um vôo com 1 escalas na ida, o que duraria 8 horas para Porto Alegre e ainda um ônibus de Porto Alegre para Gramado, que duraria 1 hora e meia. Na volta, a viagem ainda seria mais longa. O vôo tinha 2 escalas e 1 conexão, o que durou no total, mais de 12 horas de viagem, contando com o transfer. Fiquei com pena da minha bebê por ser muito cansativo, mas sabia que valeria a pena. 

A viagem foi melhor do que eu pensava! Na ida, ela se empolgou em ver os aviões, achou tudo muito bonito e para ela foi uma diversão. Escolhemos poltronas no corredor (eu no corredor e meu esposo, ao meu lado). Tinha lido que é melhor para quando o bebê ficar impaciente, é mais fácil de se movimentar para poder andar com ele um pouco no avião. Com a minha, não precisou. Na ida, ela passou uma boa parte da viagem dormindo. E quando acordou, quis mamar, então logo se acalmava. Levei alguns livros que ela gosta, levei comidinhas que ela gosta de comer, biscoitos, iogurte, água..., o tablet, dentre outros. Isso fez com que ela se distraísse e não chorou ou ficou impaciente. Pelo contrário, estava bastante animada! A volta foi à tarde, na qual ela passou bastante tempo olhando os aviões, impressionada com aquela beleza e grandiosidade. Na volta, ficamos na janela, o que permitiu que ela tivesse uma melhor visão. Ela prestava atenção em tudo. Conversava, falava a palavra avião o tempo todo. Queria cantar, conversar. Foi assim até anoitecer, pois quando anoiteceu, ela dormiu. E assim foi o restante da viagem.  

Algumas dicas que dou para quem ainda irá ter essa experiência:

- Não deixe de viajar com seu bebê. Muitas pessoas me falavam: "ela é muito novinha, não vai lembrar, não vai entender, vai dar trabalho"... Mas vale a pena e para a minha bebê foi tudo muito enriquecedor. Ela aprendeu palavras novas, fez amizades, conheceu lugares novos, animais. E a recordação, ficará no coração e nas fotos!
- Leve o carrinho tipo guarda-chuva. Meu esposo relutou em levá-lo, eu insisti e com certeza, ele mudou de opinião. Vimos a importância tanto no aeroporto, antes do embarque, como é útil. Você ter que levar um bebê, bagagem, fazer check-in... E na viagem em si, importantíssimo. Tem momentos que o bebê cansa, dorme. Por exemplo, no dia em que fomos jantar para comemorar nosso aniversário de casamento, ela dormiu assim que saímos do hotel. No restaurante, ela ficou dormindo no carrinho. Se não fosse ele, ela teria que ficar acordada, e provavelmente, ficaria enjoada. O carrinho pode ser despachado juntamente com as malas ou na porta do avião. Mas lembrando que tem que ser aquele modelo levinho, chamado umbrela. Para quem preferir, há também a opção do canguru ou sling, que também são úteis;
- Na decolagem e pouso do avião, para o bebê não sentir tanto aquela pressão no ouvido, o ideal é amamentá-lo ou oferecer a mamadeira ou chupeta. Isso aliviará um pouco;
- Leve trocas de roupas e fraldas em uma bolsa de mão e deixa acessível com você caso precise trocá-lo. No banheiro do avião, há um trocador. Leve um paninho ou aquele trocador portátil para protegê-lo;
- Quando ele for assistir um filme ou vídeo no tablet, diminuir o som, para que os outros passageiros não se incomodem.

  No mais, é isso! Aproveite o tempo com o seu bebê e boa viagem!!

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, pode comentar abaixo. Será um prazer!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário